03 setembro, 2011

NOVELA "FINA ESTAMPA" REFORÇA ESTRATÉGIA DE ENTRADA DA GLOBO NO MERCADO FASHION.


Primeira fila lotada, fotógrafos a postos. A platéia aplaude o desfile da grife de moda praia Fio Carioca, que foi exibido no horário nobre da TV - o Ibope estima que mais de 2 milhões de pessoas tenham assistido a ele. A cena fez parte do quarto capítulo da novela "Fina Estampa", que estreou semana passada. Na trama de Aguinaldo Silva a moda ocupa lugar de destaque. "A novela trata do mundo das aparências. As roupas identificam o momento de cada personagem na trama e mudam com a narrativa", conta a figurinista Beth Filipecki. Na trama, há uma estilista, um empresário têxtil e uma jornalista de moda.Enquanto 22 pessoas trabalham na oficina de costura da Globo para criar os figurinos, marcas nacionais e internacionais disputam espaço em "Fina Estampa". Grifes como Alphorria, Huis Clos, Dolce & Gabbana, Lenny e Armani lotam as araras do acervo. "Todos querem participar.”  Essa corrida se deve, segundo Filipecki, ao poder das telenovelas em criar padrões de estilo no Brasil. "Definimos o comportamento de muitas pessoas. Há quem copie as roupas das novelas sem pensar se lhes caem bem. É complicado", desabafa. "A tendência é que surjam mais novelas 'fashion'. A Globo quer se expandir no exterior e o universo da moda instiga a audiência. Além disso, há um enorme investimento na Globo Marcas (que vende roupas e acessórios das novelas). É um grande negócio", diz Beth.
RICOS X POBRES 
Junto ao marido, o também figurinista Renaldo Machado, ela realizou uma ampla pesquisa iconográfica para assinar o guarda-roupa do folhetim.
"Fomos das montanhas ao mar, e, das fotos que fizemos da luz que incide sobre o Rio, tiramos nossa cartela de cores. O azul profundo e o prata substituem o preto, que evitamos, pois Aguinaldo queria um figurino solar", conta Filipecki.
Os personagens, segundo ela, seguem essa lógica na caracterização. "Os ricos que não trabalham e são exibicionistas, como Tereza Cristina (a perua fashionista interpretada por Christiane Torloni), usam cores fortes. Já os trabalhadores têm cartela aguada, do branco e cinza asfalto aos tons pastel."
 
TEREZA CRISTINA 
A perua vivida por Christiane Torloni é exibicionista e adora cores fortes. No closet, Dolce & Gabbana, Alphorria e lingeries da Jogê
            MUDANÇA DE HÁBITO 
Protagonista da novela, Griselda (Lilia Cabral) ficará rica e mudará seu uniforme "cinza-asfalto". No novo closet da personagem, que fará a linha minimalista e andrógina, estarão peças de grifes como Maria Bonita e Huis Clos
 
 
A influência da moda na novela é grande na sociedade. Mais detalhes do figurino dos personagens da novela, você vai encontrar na Revista Fina Estampa.
especial.revista.redeglobo.globo.com

Beijos, Ana Paula Bueno

2 comentários:

  1. Eu não entendo nada de moda! hehehehe
    Mas foi uma pesquisa legal...

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. MANA AMEI...FICOU OTIMO...NAO DESISTA..SEJA FORTE E VAI EM FRENTE...VC VAI VENCER BEIJOCAS

    ResponderExcluir